Além de dar sabor ao queijo, A função da salga é dar sabor ao queijo e auxiliar na preservação do queijo, inibindo o crescimento de microrganismos, facilitando a saída do soro do queijo prensado e a formação da casca.
A salga dos queijos pode ser feita de 3 maneiras:
1. Adicionar o sal na massa de queijo
Neste caso o sal deve ser acrescentado pouco antes de enformar. Para queijos maturados utiliza-se na quantidade de 3% do volume inicial de leite. Exemplo: quantidade de leite inicial de 10 litros, quantidade de 300g sal a ser polvilhada sobre a massa. Para queijos frescais esta quantidade é menor. Em ambos os casos, deve-se misturar para que a massa fique inteira salgada de forma homogênea.
Como o sal irá fazer com que a massa do queijo perca soro mais rapidamente, pode ocorrer que o queijo não prense adequadamente. Neste caso o sal deverá ser quando a massa do queijo ainda estiver com os cubinhos mais úmidos.
2. Espalhar o sal sobre o queijo
Este método de salga normalmente é utilizado para os queijos do tipo frescal, friccionando o sal no queijo já drenado porém ainda dentro da forma. Primeiramente em um lado, deixando o sal penetrar por alguns minutos, após virar o queijo dentro da forma e friccionar sal do outro lado do queijo. Neste método o queijo ainda perderá soro.
3. Utilização da salmoura
Consiste em preparar uma salmoura, normalmente na concentração de 20% e imergir o queijo por um tempo determinado, que dependerá do tamanho do queijo e da preferência do consumidor.
Vale ressaltar que o uso do fermento lácteo em queijos produzidos com leite pasteurizado dá sabor e aroma característico (picante). Em queijos maturados de sabor forte, como o parmesão, o desenvolvimento do sabor picante desejado não pode ser confundido com o sabor da salga em excesso.
Uso de sal em demasia inibe o metabolismo do fermento lácteo, não desenvolvendo aroma e sabor característico tornando o queijo simplesmente salgado.
Preparo de 5 litros de salmoura a 20%
- Pese 1 kg de sal de cozinha e acrescente quantidade de água suficiente para completar 5 litros.
- Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Agite para dissolver bem o sal.
- Deixe esfriar e pode usar
- Após cada uso, passe a salmoura em peneira fina ou dessorador sanitizado para separar eventuais pedacinhos de queijo. Guarde em geladeira para próximos usos.
- A cada 3 ou 4 usos, acrescente um punhado de sal e ferva novamente.
4. Característica do sal utilizado na salga
O sal a ser utilizado deve ser o de cozinha, e de boa qualidade, e isento de contaminantes químicos e microbiológicos, que poderão prejudicar a qualidade final do queijo.
Comentários